quarta-feira, 27 de abril de 2011

Clube do Regime?


Para esclarecer certas almas que vivem na ilusão de que o Benfica era o clube do regime, decidi escrever este texto.
Certamente que o Benfica foi beneficiado pelo regime quando foi obrigado a jogar a 2ª mão dos oitavos de final da taça no dia seguinte à final da taça dos campeões europeus, perdendo assim com Vitória de Setúbal.
É mais que óbvio que o primeiro hino Avante P'lo Benfica foi censurado por Salazar apenas como um pai protege um filho e não por maldade.
Evidente que Mário Coluna, membro da FRELIMO, foi para o Benfica porque Salazar gostava de ter os inimigos por perto.
Foi também para beneficiar o Benfica que Salazar proibiu a comunicação social de se referir a este como os vermelhos, não fosse o diabo tecê-las e ver vitoriosos os vermelhos (dado que já havia uma praça e um exército com esse nome).
Os jogadores do Benfica tentavam muita vez escapar à saudação fascista apenas por preguiça. Nunca o clube do regime iria faltar ao cumprimento ao chefe de estado, que segundo narram no presente, tanto gostava do Benfica.
Félix Bermudes foi perseguido pela PIDE, mas acredito piamente que apenas o fizeram por ter roubado 50 cêntimos ao líder fascista.

Fomos sem dúvida um clube de direita, enquanto que os nosso colegas FCP e SCP, esquerdistas por natureza, inauguraram e nomearam respectivamente os seus estádios a 28 de Maio. Os bancários que fundaram o FCP deviam estar tristíssimos com o regime que os enriquecia, e os aristocratas do SCP espumavam de revolta pelas condições de luxo que usufruiam.
Já o clube do povo, pobre, oprimido e esfomeado, exultava de alegria dizem os nossos rivais.

Por tudo isto, e muitos outros motivos, sempre serei do Benfica, nas derrotas e nas vitórias. Porque o Benfica é um clube com valores. Um clube que uniu os portugueses num dos momentos do país que mais o exigiu, e que ajudou a criar organização para se lutar por liberdade. Tudo isto só prova a iliteracia de quem diz que o Benfica era o clube do regime, e a falta de cultura e de inteligência de quem se deixa levar nessas cântigas.
É isto tudo que diferencia uma instituição. Uma organização que sempre se regeu por principios humanos e solidários, completamente oposta a outros clubes que mais parecem seitas ou sindicatos dos abastados.

AMANHÃ, VAMOS LUTAR PARA HONRAR A NOSSA HISTÓRIA!

PS: um agradecimento ao site www.avanteplobenfica.com onde pude encontrar estes dados, e onde certamente poderão encontrar pessoas cultas e interessadas em defender o nosso clube.

Saudações Benfiquistas.

2 comentários:

  1. Totalmente de acordo. Aqui tenho um texto a reforçar esta mesma ideia.

    http://andrefilipereira.blogspot.com/2009/04/benfica-e-o-estado-novo.html

    ResponderEliminar